História, tradição, folclore e amor!

História, tradição, folclore e amor!

sábado, 8 de maio de 2010

NOITE DA BATUCADA E HOMENAGEM ÀS MÃES NO CURRAL DO GARANTIDO

Neste sábado, a partir das 21h, no Centro de Convenções (Sambódromo), o boi bumbá Garantido retoma a maratona de ensaios visando a conquista do bi-campeonato em 2010. Intitulada “Noite da Batucada”, o vermelho e branco homenageia o maior símbolo do ritmo cadenciado do “Boi do Povão”: a Batucada Encarnada do Garantido. Os ingressos custam R$ 10.

No palco do Movimento Amigos do Garantido (MAG), uma constelação de atrações do vermelho entre eles: Banda Batucada, o apresentador Israel Paulain, o Amo do boi Tony Medeiros, o animal Carlinhos do Boi, Leonardo Castelo e a “Rosa Vermelha” Márcia Siqueira. Além dos artistas de ponta, a Batucada Encarnada estará em peso para fazer a alegria dos torcedores do boi da Baixa de São José. No palco os artistas serão acompanhados pelas coreografias do Grupo de Dança Garantido Show e a torcida organizada Comando Garantido.

“É uma das noites mais esperadas pelos torcedores afinal, a Batucada é um dos itens mais amados do Garantido”, afirma o presidente do MAG e vice-presidente do Garantido, Marco Aurélio Medeiros. Segundo ele, ritmistas de Parintins e Manaus estarão presentes para compor a “orquestra” do vermelho. “Temos o cuidado de unir as forças do boi, mantendo presentes os batuqueiros parintinenses que moram em Manaus e os manauaras que se renderam ao Garantido e ao som inigualável da Batucada”, declara.

Arsenal rítmico

Composta por 110 surdos (treme-terra), 90 caixinhas, 50 repiques, 50 rocares e 50 palminhas, a Batucada Encarnada do Garantido é uma potencia do festival de Parintins. Criada por mestre Lindolfo Monteverde há quase cem anos, o grupo de percussão recebi o nome de “Camisa Encarnada” e era composto basicamente por homens. Com o tempo, o grupo se democratizou e as mulheres passaram a fazer parte do corpo rítmico. Imbatível no item 03, a Batucada hoje é uma instituição do Garantido e seus ensaios tanto em Parintins quanto em Manaus reúnem milhares de admiradores. “Nada é mais marcante do que ouvir a contagem na arena e o Reque (neto de Lindolfo) dar a primeira batida no surdo, nesse momento o Garantido avisa que chegou preparado para a guerra”, destaca o produtor do MAG Rivaldo Pereira. “Tenho orgulho de fazer da história da Batucada, é uma paixão somente superada pelo Garantido claro. Ela é o coração pulsante do boi”, afirma Clemilton Pinto, o “Peara” (líder) da Batucada. Além de Clemilton Pinto, fazem parte da direção Alessandro Cabral, Jacinto Rebelo e Marcelo Bilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário