![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhe-GcJFIKk9yibzdfY8SS5hfcLcP4ZhQmR360lHo7jVDK675BHxHAROQVNAfEFfU21gM9bZ4Kx2NvW1K7O7Ewy4-HLgGYsY4QtsO7NJZxEMaUW58Ppmuw35Oz8AM-5veQHZDSy6eBJoe-e/s320/ISRAEL_WEB.jpg)
Ele também afirma que houve uma fidelidade dele com a galera e vice-versa. “Esse amor, essa dedicação, essa garra, essa raça, essa cumplicidade que temos dentro e fora da arena foi fundamental para nós continuemos contribuindo com o nosso boi”, destaca.
Homenagem
Para marcar uma década de Israel Paulain no Garantido o compositor Enéas Dias dedicou a toada “Eterno Amor”, que faz parte do repertório musical do CD Miscigenação 2011. “Fiquei muito feliz com a composição do meu querido amigo e irmão Enéas Dias. Uma toada que foi feita em minha homenagem, mas é na verdade uma homenagem a cada torcedor que ama o Garantido de verdade que é apaixonado nosso boi assim como eu sou”, ressalta.
Como parte da homenagem a Israel Paulain a diretoria do Garantido programou uma grande festa na Cidade Garantido em Parintins, marcada para o final do mês de maio e outra já definida para o dia 05 de junho, no Almirante Hall em Manaus. “Uma festa com a participação da batucada, todos os itens oficiais e da galera será uma forma de reconhecimento ao garoto que se tornou ícone do Festival de Parintins”, destaca o presidente do Garantido Telo Pinto.
Mais vitórias
Israel Paulain – que estreou na função de mestre de cerimônia do Boi do Povão em 2002 substituindo o Paulinho Faria - reconhece os resultados positivos com que tem contribuído com o Boi Garantido. “Espero que em 2011 acima de tudo o Garantido vença o festival. Para isso darei o máximo de mim e já estou trabalhando o boi de arena e vou vencer mais uma vez e levar o nosso Boi a vitória”, diz otimista.
Antes de se tornar apresentador do Garantido, Israel Paulain foi membro da Batucada por 10 anos seguidos. Atuou também como locutor oficial do bumbá onde chamava para o Bumbódromo o então apresentador do Garantido Paulinho Faria. Ele fala que já começou a paixão pelo Boi do Mestre Lindolfo Monteverde no berço vermelho. “Apesar de toda minha família ser de torcedores do azul, o destino quis que eu fosse para o Garantido”, diz Paulain.
Como aconteceu
Ele conta que morou no município de Nhamundá durante oito anos e todos os anos vinha para o festival e ficava hospedado na casa dos tios Aldete Paulain e Salomão Cohen, torcedores do Garantido. “Enquanto meus pais iam para os ensaios do Caprichoso eu ia com meus tios para o ensaio do Garantido até o ano de 1987. A partir de 1988, por ocasião da inauguração do Bumbódromo eu passei a sair na frente da Batucada do Garantido”, lembra.
Israel atuou como apresentador boi mirim, sendo o primeiro o Boi Bosquinho da escola Senador João Bosco e depois se dedicou a apresentar o Garanchoso boi do colégio Nossa Senhora do Carmo, uma junção de Garantido e Caprichoso.
início
Em 95 o então apresentador Paulinho Faria teve que se afastar do cargo de apresentador e no dia 30 de junho Israel Paulain foi convidado para chamar o Paulinho Faria na arena do Bumbódromo. “Fiz uma apresentação com muita emoção e de lá em diante, de 95 a 2001, eu passei a ser o futuro apresentador e locutor oficial do Garantido, aprovado pela galera, pela diretoria e até pelo próprio Paulinho Faria”, diz. Em 2002 o novo talento do Garantido assume o cargo de apresentador oficial do Touro Branco. “Nesse ano eu contribui para o tetra campeão do festival, título que marcou minha entrada na agremiação como item”, lembra.
De lá pra cá houve uma trajetória de conquistas e estou completando dez anos. São resultados positivos que tem contribuído com o Boi Garantido. Eu espero que em 2011 acima de tudo o Garantido vença o festival. Darei o máximo de mim, estamos trabalhando o boi de arena e vou vencer mais uma vez e levar o nosso Boi a vitória, afirma.
Legado
O perreché Israel Paulain diz que ter se tornado o item n˚ 01 do Garantido foi um legado. ”É poder servir a minha Nação Vermelha e Branca e ser reconhecido por isso e ficar na história positiva do Festival, de uma cultura que é reconhecida internacionalmente e que o mundo todo exalta e poder fazer parte dela de forma positiva”, salienta. Ele encerra dizendo que “isso pra mim é o maior agradecimento, essa galera cada vez mais nos receber com o carinho e estar conosco sempre nos apoiando e em contrapartida estar retribuindo. Portanto dedico esses dez anos a toda a galera.
Texto Assessoria do Garantido
(Mencius Melo e Chris Reis)
(Foto: Frank Cunha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário